Desde muitas versões atrás (eu me lembro com certeza desde a 2005), as edições Professional ou superiores do Visual Studio trazem o controle do Report Viewer instalado automaticamente. Até a mais recente edição chamada “Visual Studio Community” (que eu mencionei neste outro post) traz o Report Viewer já instalado. Porém, isso não é o que acontece com o Visual Studio Express. Para as edições Express, é necessário instalar o controle do Report Viewer separadamente. E isso é o que abordarei no post de hoje.
Antes de continuar, gostaria de ressaltar que este artigo mostrará como adicionar o controle do Report Viewer no Visual Studio Express (de forma que você consiga utilizar o controle em algum Form para exibir um relatório). Porém, não é possível desenhar os relatórios direto no Visual Studio Express. O designer do Report Viewer infelizmente só está disponível nas edições Professional ou superiores do Visual Studio (e também está disponível no Visual Studio Community). A saída para gerar (desenhar) os relatórios nesse caso é utilizar uma ferramenta externa, como o “SQL Server 2012 Report Builder” (que também é uma ferramenta gratuita da Microsoft).
De qualquer forma, adicionar o controle do Report Viewer no Visual Studio Express é muito simples. O primeiro passo a ser executado é baixar e instalar a runtime do Report Viewer, que se chama “Microsoft Report Viewer 2012 Runtime“.
Uma vez instalada a runtime, abra o Visual Studio e crie um projeto do tipo “Windows Forms“. Com o novo projeto criado e aberto, vá até a caixa de ferramentas (Toolbox), clique com o botão direito em uma área livre e escolha a opção “Escolher itens” (“Choose Items“):
Na aba “Componentes do .NET Framework” (“.NET Framework Components“), clique em “Procurar” (“Browse“), vá até a pasta de instalação do Report Viewer (o diretório padrão é “C:\Program Files (x86)\Microsoft Visual Studio 12.0\ReportViewer“) e escolha uma das duas dlls disponíveis (a que tem final “WinForms” serve para desenvolvimento Windows Forms e a que tem final “WebForms” para desenvolvimento Web Forms – ASP.NET). No nosso caso, como o projeto de exemplo é do tipo Windows Forms, escolheremos a dll que tem final “WinForms“:
Uma vez adicionado o controle, ele aparecerá na caixa de ferramentas dentro da categoria “Geral” (“General“):
Você pode, então, arrastar esse controle para dentro de qualquer Form do seu projeto e utilizá-lo sem maiores complicações para exibir relatórios “rdlc” (locais) ou vindos de um servidor do SQL Server Reporting Services. A única limitação dele no Visual Studio Express é que você não conseguirá editar os relatórios (ou seja, o designer de relatórios não está disponível). Caso você tente utilizar a smart tag do controle do Report Viewer e escolher a opção “Criar um novo relatório” (“Design a new report“), enquanto nas edições Professional ou superiores do Visual Studio o designer do Report Viewer será aberto, nas edições Express nada acontecerá:
Para contornar essa limitação, como eu mencionei anteriormente, basta utilizar uma ferramenta externa para gerar o arquivo do relatório (como o SQL Server 2012 Report Builder) e fazer o uso do controle do Report Viewer para exibi-lo nas suas aplicações.
É isso aí. O post de hoje foi mais curto do que o normal, mas, de qualquer forma, espero que tenha ajudado as muitas pessoas que passam por essa dúvida sobre como adicionar o controle do Report Viewer no Visual Studio Express.
Quer ficar por dentro dos próximos artigos futuros e ainda por cima receber dicas que eu só compartilho por e-mail? Então inscreva-se aqui ou utilize o formulário logo abaixo.
André Lima
Image by Juhan Sonin used under Creative Commons
https://www.flickr.com/photos/juhansonin/5135576565
The post Suporte ao Report Viewer no Visual Studio Express appeared first on André Alves de Lima.