Eu lembro claramente como eu fiquei feliz a primeira vez que recebi o prêmio Microsoft MVP em 2010. São anos de dedicação à comunidade que finalmente acabam sendo reconhecidos com a oportunidade de fazer parte desse grande time de profissionais seletos.
Desde 2010 eu vinha conseguindo renovar o prêmio todos os anos. Com a renovação do ano passado foram 6 anos consecutivos fazendo parte do programa. Durante todos esses anos, consegui participar de alguns MVP Open Days e participei duas vezes do MVP Summit, na sede da Microsoft em Seattle.
Porém, como nem tudo sai como a gente planeja, esse ano a Microsoft decidiu não renovar o meu prêmio. Apesar de ter escrito um artigo técnico por semana no último ano, ter publicado um e-book sobre a ferramenta de relatórios locais da Microsoft (o Report Viewer) e ter participado de algumas apresentações online (como esta aqui para o Canal DotNet), as minhas contribuições não foram suficientes para renovar o prêmio.
Como eu documentei a minha chegada ao programa em 2010, resolvi também escrever esse pequeno post documentando a minha saída do programa.
A famosa ligação
Eu já tinha ouvido falar que quando você não consegue renovar o prêmio, o(a) MVP Lead entra em contato com você algumas semanas antes da data de renovação. Então, quando a Fernanda Saraiva me mandou um e-mail perguntando o meu telefone duas semanas antes da minha data de renovação, eu já imaginei que eu receberia a notícia que o meu prêmio não seria renovado. E foi dito e feito. Uma semana depois ela acabou entrando em contato comigo falando que o time tinha decidido não renovar o meu prêmio.
O baque não foi tão grande porque eu já estava esperando a notícia (porque ela tinha perguntado o meu telefone na semana anterior), mas, confesso que na hora bateu uma baita tristeza, principalmente porque eu achava que as minhas contribuições seriam suficientes para a renovação.
Por que meu MVP não foi renovado?
O motivo pelo qual eu não consegui renovar o prêmio nesse ciclo foi que (segundo a Fernanda) “a minha categoria de premiação está buscando mais diversidade e contribuições multi canais“. Ou seja, como a maioria das minhas contribuições foram artigos, o time acabou não renovando o meu prêmio.
E quais seriam esses outros canais de publicação que eu deveria ter me atentado? Alguns exemplos citados foram meetups, apresentações em eventos e compartilhamento de código (bibliotecas no NuGet, código no GitHub, etc).
Portanto, se você é MVP atualmente ou se você está se esforçando para receber o prêmio pela primeira vez, fique atento que a diversificação de canais pode ser um fator importante para a sua competência.
E agora André, o que muda?
Além do trabalhão que vai dar para encontrar todos os lugares onde eu menciono que sou MVP (assinaturas de e-mails, assinatura do fórum da MSDN, bio, etc), não teremos muitas mudanças por aqui.
Quem me conhece sabe que eu não publico conteúdo com o objetivo de ganhar MVP. Em primeiro lugar, eu gosto de ensinar, então, eu escrevo artigos porque eu simplesmente gosto de compartilhar conhecimento. E em segundo lugar, o meu objetivo de longo prazo é viver de publicação de conteúdo (livros, e-books, cursos, podcast, etc).
Dito isso, o tipo de conteúdo que você já está acostumado a ver aqui no meu site todas as quartas-feiras continuará sendo publicado normalmente. O que eu vou tentar fazer no próximo ano é começar a publicar um vídeo por semana no meu canal do Youtube. Vou tentar participar também de mais apresentações online (infelizmente não pude mais fazer palestras presenciais depois que me mudei do Brasil em 2011). Vamos ver se eu consigo voltar a fazer parte do programa com essas contribuições nesses novos canais de publicação.
Dicas para conseguir o MVP (ou não)
Ironicamente, no final do ano passado eu fiz uma transmissão no Periscope contando como foi o meu processo de chegada ao MVP onde eu também dei algumas dicas para quem está querendo alcançar o prêmio. Se você se interessar, dá uma olhada aqui (só não cometa o mesmo erro que eu cometi e diversifique os canais de publicação!!):
Como foi o meu processo para chegar ao Microsoft MVP e dicas para conseguir o prêmio
Pelo menos fiquei feliz que pessoas tão competentes como o Renato Groffe e o Joel Rodrigues finalmente conseguiram o prêmio depois de tanta contribuição com a comunidade! Menos mal. :)
É isso aí. A vida continua, agora ex-MVP.
Até a próxima!
André Lima
The post Infelizmente, meu MVP não foi renovado neste ciclo :( appeared first on André Alves de Lima.